quinta-feira, 29 de março de 2012




 "Os atacadores"

Há alguns anos atràs, havia uma miúda de longas tranças loiras, irrequieta e endiabrada, que só pensava em brincar e saltar muros e árvores, para quem o estar sossegada abrincar com bonecas, só se encaixava nela, se doente estivesse.
Sua cacabeça, era como um cata vento, sempre a girar de um lado para o outro e nada resistia à sua traquinice.... nem os atacadores das botas!!
Na escola estava sempre a falar e a gargalhar e como consequência, os castigos não paravam.
No auge dos seus 7 anos de idade, pensava que os castigos, eram só na escola, dados pela professora má de óculos de tartaruga na ponta do nariz, olhando por cima dos mesmos, com ar austero, mas não tardou em perceber, em sentir na pele, que as coisas não eram bem assim e que até os que a amavam, não resistiam a presenteá-la com uns bons castigos.
Durante um mês, a mãe, comprou nada mais nada menos, que 4 pares de atacadores para as botas novas que lhe tinha dado para a proteger do rigoroso e longo inverno.
Quando perdeu os primeiros, a mãe nada disse, dos segundos, avisou-a de que tinha de ter cuidado e ser mais atenta e menos distraída, dos terceiros, o aviso foi mais levado a sério e com alguma rispidez, mas a traquinas da miúda, só queria brincadeira, e mal virava costas, depressa se esquecia dos insistentes avisos e recomendações da mãe.....
Até que, quando perdeu os quartos, a mãe não disse mais nada e não voltou a comprar atacadores, e arranjou um cordel bem grosso para lhe atar as botas.
Que vergonha....pensou a miuda, que irão pensar as pessoas na rua? as minhas colegas, a professora?
Bom, foi um castigo que mexeu severamente com a cabeça da garota, que não sabia como resolver, o que se tornou um grave problema para ela.
Então, depois de tanto pensar, tomou uma decisão, aquela que lhe pareceu a mais acertada e que a não envergonhasse perante os outros:
Quando chegasse ao fundo das escada, tirava o cordel, enfiava-o na pasta e ia para a escola sem atacadores nas botas.
Pensava ela: Assim, faz de contas que perdi os atacadores no caminho e não passo vergonha!
Certo é, que nunca mais se esqueceu deste episódio que a marcou profundamente, mas aprendeu que é sempre bom escutar os adultos e ouvir o que eles transmitem!!!

AC

29 Março 2012

Sem comentários:

Enviar um comentário